quarta-feira, 15 de maio de 2013

Brasil X França: Uma boa parceria


Hoje lendo alguns sites acabei por achar uma novidade maravilhosa:

Os Governos do Brasil e da França entraram em uma parceria e colocaram no ar o site  "Francoclic", com o objetivo de ensinar o idioma Francês gratuitamente.

Esta ação é o resultado de uma parceria entre a Embaixada da França no Brasil e o Ministério Brasileiro da Educação (MEC - Ministério da Educação) para responder a um verdadeiro pedido dos atores da língua francesa no Brasil, onde tal ação tem como objetivo ensinar francês gratuitamente aos estudantes brasileiros, além de divulgar a cultura francesa; e o melhor:

As aulas podem ser utilizadas por quem nunca teve contato com a língua ou por estudantes iniciados.

Assim, o programa garante aprendizado e/ou aperfeiçoamento da língua independendo do nível que o individuo esteja, ou seja, fica subentendido que existe uma prova de nivelamento, como nos demais cursos de idiomas gratuitos que o Governo oferece, mas não existe esta prova neste curso especifico.

E sim, meus caros, o Governo oferece mais cursos, programas, parcerias, entre outros, gratuitamente, onde poucas vezes ele só exige uma “parceria” com o estudante, no qual permanecer no país por um determinado tempo é a mais comum.

Nessa perspectiva, o portal FrancoClic, o resultado desta parceria entre estes dois países, oferece lições em texto, vídeos didáticos e exercícios, além de informações sobre a cultura francesa divididas em cinco módulos:
“Reflets-Brésil” à Autoaprendizagem;
“Br@nché” à de Utilização em sala de aula;
“Agriscola” à Foco principal as especialidades agrícolas;
“Le Monde Francophone d’un Clic” e “Images de France” à Que objetiva induzir o estudante a descobrir a cultura francesa.


Todavia, agora vai à péssima notícia para alguns:

O site "Francoclic", apesar de contendo diversos recursos de acesso livre, é destinado particularmente aos alunos e professores interessados na aprendizagem e no ensino da língua francesa e das culturas francófonas.

Para tanto, ele é aberto a toda comunidade, ou seja, a navegação pelos conteúdos não exige inscrição ou cadastramento prévio e, consequentemente, não fornece certificação, uma vez que é um curso voltado à autoaprendizagem. 

Outro fator negativo do curso é a baixa resolução de seus vídeos, apesar de contar com muitos exercícios de avaliação. E um ponto, diga-se curioso, é que a assessoria de imprensa do MEC não confirma tal parceria ou mesmo o lançamento do portal. O que leva a crer que o mesmo ainda encontra-se em avaliação e/ou teste

Enfim, para quem tem interesse em fazer um curso de idiomas pela internet, ler um livro gratuito da língua desejada, aperfeiçoar o seu idioma e até mesmo treina-lo, aqui vai o site que possui os links desde o iniciante a aquele que já tem algum contato com a língua:


Ou para aqueles que se interessaram pelo curso de francês oferecido pelo MEC:



OBS.: Dica de uma boa leitura é a revista: UNIVERSIA
Referencias:
http://francoclic.mec.gov.br/index.php

Autoria: AMARAL, R. C. O. do
Revisão: SOARES, D. (Daniela Soares da Silva)

6 comentários:

  1. Eita que legal, espero que o governo faça isso para outras línguas.É uma iniciativa muito bacana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade ele já vem fazendo... Uma dica fica de olho nos sites da CAPES, MEC, entre outros sites do governo.

      Excluir
  2. Me interessei bastante por essa novidade, apesar de ter suas falhas! *-*

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a dica eu adoro eu preciso muito do inglês no meu dia a dia... beijos vou agora dar uma espiada rs
    http://videosdasol.blogspot.com.br/
    seguindo .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai lá... E fica de olho nas notificações do governo e/ou instituições filantrópicas, entre outros, pois as vezes surge até intercambio de idiomas.

      Excluir