domingo, 12 de maio de 2013

Minha Preciosa


Como já é de conhecimento de todos, hoje é o Dia das Mães; um dia de celebração e agradecimento a aqueles seres que fazem de tudo por nós: “FILHO INGRATO”.

Assim, o Dia das Mães é uma data altamente comemorativa do calendário, que não surgiu com fins lucrativos, diferentemente das outras datas do calendário, mas sim como meio de parabenizar todos os esforços das mamães presentes e recordar as mamães que já se foram.



Todavia esta data é móvel, ou seja, a data muda conforme o ano, mas no nosso querido e amado país, que EU tenho esperança que melhore, é comemorado no segundo domingo de maio e a data foi instituída pela associação cristã de moços, sendo oficializada pelo presidente Getúlio Vargas, no ano de 1932.

E sim meus caros. A comemoração do Dia das mães muda ao redor do mundo e em cada país tem uma explicação específica e/ou mirabolante para isso. Com isso, o dia se altera entre outras datas, que vão desde março até dezembro.*

Mas por que isso? Como resposta, obtêm-se várias respostas que vão desde uma tristeza profunda a um ato glorioso.

Assim temos os primeiros indícios comemorativos a esta data ainda na mitologia Grega, onde na entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses. O próximo registo no século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas, o chamado “Mothering Day”, no qual as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com suas mães, o que originou o “Mothering cake”: um bolo para as mães que tornaria o dia mais festivo.


Nos Estados Unidos, a data surgiu em virtude do sofrimento de uma americana, Ana M. Jarvis, que  após perder a mãe passou por um processo depressivo e suas amigas, como meio de livrá-la deste mal, tiveram a ideia de perpetuar a memória de sua mãe com uma festa. Logo Ana quis e lutou para que todos comemorassem esta data com o intuito de fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais. Tal luta resultou, em 1914, em uma oficialização nacional da data pelo então presidente Thomas Woodrow Wilson.  E em pouco tempo esta festa se difundiu pelo mundo afora.

"Não criei o dia as mães para ter lucro"

Entretanto, o podre desta esperada data surgiu e a querida Ana, que tinha idealizado com uma realidade de agradecimentos, decepcionou-se, pois a popularidade da data tornou lucrativo. E para ela a data não foi crida para fins comerciais como estavam fazendo. "Não criei o dia as mães para ter lucro", disse furiosa a um repórter, em 1923.

"O amor de uma mãe é diariamente novo"

Neste mesmo ano, ela entrou em um processo para cancelar o Dia das Mães, sem sucesso. Mas lutou a vida inteira para que as pessoas reconhecessem a importância das mães, uma vez que na visão dela as pessoas não agradecem frequentemente o amor que recebem de suas mães. "O amor de uma mãe é diariamente novo", afirmou certa vez.

Assim que termino este pôster fazendo algumas pequenas perguntas de grande relevância:

Você só diz: EU TE AMO a sua mãe todos os dias?
O que sua Mãe significa para você?
Você valoriza a sua Mãe como se deve ou você acha que esta em falta com Ela? 


Bem meus caros... Ainda esta em tempo de mudar; mesmo para aqueles que já não as possuem em sua vida, pois pode fazer a diferença com sua esposa, sogra, filha, enfim com qualquer mulher. Afinal toda mulher possui a capacidade, mesmo não podendo dar frutos, de ser mãe.

Curiosidades:
Datas fixas
Dia
Mês
País
3
Março
8
Março
21
Março
7
Abril
10
Maio
15
Maio
26
Maio
27
Maio
12
Agosto
15
Agosto
8
Dezembro
Dias variáveis no mês
Dia
Mês
País
Segundo Domingo
Fevereiro
Primeiro Domingo
Maio
Segundo Domingo
Maio
África do Sul, Austrália, Bélgica, Brasil', Chile11, China, Colômbia, Dinamarca, Alemanha, Estônia, Panamá, Grécia, Itália, Japão, Canadá, Cuba, Países Baixos, Nova Zelândia, Áustria, Peru, Suíça, Formosa, Turquia, EUA, Venezuela, Finlândia
Último Domingo
Maio
França (se coincide com Pentecostes, é transferido para o primeiro domingo de Junho), Suécia
Terceiro Domingo
Outubro
Início do Mês
Outubro
Dias variáveis no ano
Dia
País
Primeiro Dia da Primavera
2 semanas antes do Natal


Referencias:

4 comentários:

  1. Muito legal essa sua postagem sobre o dia das mães...
    Minha mãe é ausente na minha vida, moro com meu pai, mas não deixo de te-la no meu coração - e mesmo não nutrindo um sentimento filial.
    Gostei muito do post e fiquei surpreso com o fato que iniciou esta data.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto muito pela falta dela, mas creio que você tem seu pai como os dois ou uma tia, avô... Bom... Como você sabe eu gosto de saber os porquês da vida e não aceito tudo de mão beijada, pois sempre tem um que, um porquê e um como na história, então vocês já sabe de onde vem tanta inspiração. srsrsrsrsrsrsrsrs

      Beijos e até mais.

      Excluir
  2. Amei seu Blog Rosi, faz jus ao nome "Despertando conhecimento" PARABÉNS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Thaianny e seja bem vinda a este novo espaço de meu mundo.

      Beijos e até mais.

      Excluir